sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Liderança Autocrática X Liderança Democrática

Resultado de imagem para gestão autocratica


A liderança é um processo de influência intencional e explícita de uma pessoa sobre as outras, com a finalidade de guiar, estruturar e facilitar atividades e relacionamentos em grupo, ou seja, ela deve comover, inspirar e mobilizar pessoas na busca de um objetivo comum. Pesquisadores da área de gestão costumam concordar que há dois tipos básicos: a liderança autocrática, em que a autoridade está concentrada em uma única pessoa, e a liderança democrática, em que as pessoas sob a autoridade de um líder também têm voz no processo de decisão.

Cada tipo influencia de modo distinto o ambiente de trabalho, o comportamento dos profissionais e o desenvolvimento das atividades. Fugindo de uma visão maniqueísta, não pretendemos oferecer uma fórmula ou uma resposta pronta sobre qual é o certo ou errado. Melhor que isso,  convidamos você a reflexões sobre as influências de ambos os estilos nos resultados e no comportamento das pessoas. 

As pessoas que trabalham para líderes autocráticos muitas vezes sentem como se suas contribuições não fossem valorizadas, o que pode inibir a iniciativa dos colaboradores e fazer com que eles evitem responsabilidades. Para o palestrante Renato Migliacci, “se o líder  for pouco habilidoso e não tiver uma boa consciência do seu papel, negligenciado o impacto de suas ações, poderá gerar um grande problema para o desenvolvimento de sua equipe”. 

Já na liderança democrática, o líder assume uma atitude de apoio, integrando-se ao grupo e sugerindo alternativas. Um bom líder democrático toma atitudes adequadas para ajudar quando necessário e incentiva os membros do grupo a participar, mas mantêm a palavra final sobre assuntos importantes.




Nenhum comentário: