quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Cuidado! Sua esponja é ninho de bactérias

Ela é uma inimiga silenciosa. A sua esponja de lavar louça pode acumular entre 10 mil e 680 milhões de bactérias e fungos em duas semanas. Se você costuma usá-la por mais de dois meses ou a deixa com o sabão, fique atento: você está colocando sua saúde em risco.  

Segundo um estudo da Faculdade DeVry/Metrocamp, em Campinas, São Paulo, as esponjas não higienizadas e usadas por mais de 15 dias favorecem a proliferação de micro-organismos. 

As consequências podem ser desde infecções na garganta, furúnculos, espinhas com pus, intoxicação alimentar, diarreia, vômito, febre, micose, danos ao pulmão até casos isolados de paralisia. 

A síndrome de GuillainBarré é causada pela Campylobacter e pode comprometer os nervos periféricos. O risco surge ao cortar a carne, usar a esponja para higienizar os utensílios e não limpá-la corretamente depois. Os cuidados devem ser ainda maiores em áreas que lidam diretamente com o gado. 

O estudo avaliou 18 esponjas coletadas de casas da região. Do total, sete – sem tempo de uso definido – continham 680 milhões de bactérias. Foram distribuídas sete esponjas para 15 dias de uso (higienizadas diariamente) e quatro para apenas sete dias. Com a higienização das primeiras, as bactérias diminuíram para 500. “Um milhão de bactérias é algo perigoso para alguém em situação de fragilidade (idosos, crianças, grávidas e diabéticos). Até 100 milhões de bactérias coexistem em organismos saudáveis, mas para sistemas imunológicos mais frágeis já são um sinal de alerta”, explica Rosana Siqueira, microbiologista responsável pelo estudo. 

A recomendação dos fabricantes é de usar a esponja por sete dias. Rosana afirma que essa indicação está distante da realidade nacional, mas é preciso higienizá-la diariamente e utilizá-la no máximo por 15 dias. “O ideal é que a esponja esteja amarela e não desgastada. Se a esponja estiver com cheiro ruim, jogue-a fora, mesmo com quatro dias de uso, já que isso mostra que as bactérias estão se proliferando.” 

Como limpar?
 
Para higienizar a esponja, retire a sujeira da sua superfície e coloque-a num pote com pouca água no micro-ondas durante 2 minutos na potência máxima ou 10 minutos na média. Você também pode utilizar o fogão e ferver a esponja por 10 minutos ou colocá-la em água sanitária com um litro de água. 

Depois da higienização, tire toda água da esponja e guarde-a em um lugar iluminado e arejado. A microbiologista recomenda não colocar a esponja no lava-louça nem em contato com o sabão, pois isso aumenta a carga microbiana. E também não substituir a água sanitária por água oxigenada. “Só lavar com sabão não funciona. Há quem use vinagre, limão, mas não posso garantir a eficácia.” 

Rosana ainda garante que o micro-ondas é eficaz na higienização durante os 15 dias. “As 500 bactérias que restam são resistentes, mas, com a higienização contínua, elas não se multiplicam” conclui.

Nenhum comentário: