terça-feira, 6 de junho de 2017

Quais são as mudanças nas provas do ENEM 2017?

 
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o número parcial de candidatos interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017. Até o dia 19 de maio, aproximadamente 6,5 milhões de pessoas estavam inscritas. 
 
O número de interessados em garantir uma boa pontuação nas provas é grande. Por isso, para ter um bom desempenho, todos os participantes devem ficar atentos às mudanças e novidades propostas para as avaliações deste ano.

Principais alterações

O exame passa a ser aplicado em dois domingos seguidos, nos dias 5 e 12 de novembro. Nas edições anteriores, as provas eram realizadas em um único final de semana.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as alterações são resultado de uma consulta pública realizada com mais de 600 mil pessoas, entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, quando 64% votaram a favor da realização das provas em semanas diferentes.

No primeiro domingo, serão aplicadas as questões de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias. A duração é de 5 horas e 30 minutos.

No segundo domingo, serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos.

Vale destacar que esta será a primeira edição em que a prova de redação será feita no primeiro dia.

Certificação

Outra mudança importante é que não será mais possível conseguir a certificação do ensino médio por meio da nota do Enem, como em versões anteriores. Agora, a certificação passa a ser feita pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), com parceria de Estados e municípios.

Segurança

Por medida de segurança, os cadernos de questões passam a ser personalizados com nome e número de inscrição do candidato, o que dificultará qualquer tipo de extravio. A data prevista para a divulgação dos resultados é o dia 19 de janeiro de 2018.

Necessidades especiais

Ficou disponível ainda o atendimento especializado aos candidatos com necessidades especiais. Durante a inscrição, eles puderam solicitar tempo extra para a realização do exame e também a exibição de vídeo com a prova em libras.

Ausência

Os participantes que obtiveram a isenção da taxa de inscrição no Enem 2017 e faltarem em um dos dias do exame perderão a gratuidade no ano seguinte.

Para garantir o benefício, eles devem justificar a ausência por meio de atestado médico, boletim de ocorrência, documento judicial ou certidão pública que comprove a falta. 

Não serão aceitas declarações sem comprovação. Confira o boxe com algumas dicas de estudo. Não perca tempo. Dedique-se sempre para ter um bom rendimento.

Fique atento (a)

- Organize seu tempo, estabeleça horários de estudo e de descanso. Você pode começar dedicando, no mínimo, uma hora do seu dia para os estudos;

- Conheça a prova, leia provas e gabaritos de anos anteriores. Com esse material, é possível conhecer as habilidades e a forma como o conteúdo é cobrado;

- Redação, tenha em mente que é preciso apresentar, desenvolver e concluir o tema proposto. Leia muito e informe-se sobre as notícias da atualidade. Quanto mais interesse você tem, mais interessante o seu conhecimento fica.

A pontuação é válida para
- Conquistar uma vaga no ensino superior;
- O Sistema de Seleção Unificada (Sisu);
- O Programa Universidade para Todos (Prouni);
- Bolsas de estudo em instituições de ensino superior privadas;
- Financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Bom estudo e boa prova!

Nenhum comentário: