segunda-feira, 8 de maio de 2017

Semana de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes




Em 2016 o Conselho Tutelar de Touros elaborou o Projeto de Ação, com a temática "Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no município de Touros". Objetivando conhecer as expressões do abuso e/ou exploração sexual de crianças e adolescentes por meio de diagnósticos, levantamento de dados, estudos e pesquisas e o acesso à informação e denúncia, promovendo a participação ativa das escolas em defesa das crianças e adolescentes pela defesa de seus direitos na elaboração e execução de políticas de proteção, estimulando as escolas na defesa das crianças e dos adolescentes vítimas de abuso sexual, divulgando ações preventivas contra o abuso e/ou exploração sexual de crianças e adolescentes, fundamentalmente pela educação, sensibilização e autodefesa e promovendo ações educativas de prevenção ao combate ao abuso sexual.

Em 2017 este projeto está sendo desenvolvido Prefeitura Municipal de Touros, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho, Cidadania e Habitação, tendo como parceiros o CREAS, CRAS, CONSELHO TUTELAR, CMDCA, CMAS e a SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. Vale lembrar que a programação deste ano não será desenvolvida pelo Conselho Tutelar, mas terá a mesma finalidade do projeto de 2016. Segue abaixo a programação:

Dia: 08 a 12 de maio
Mobilização nas escolas, visitas nas instituições de ensino, divulgando e mobilizando para o evento do dia 18 de maio, com apresentação de vídeos e uma roda de conversa direcionados a temática da campanha. Iniciando pela manhã a partir das 9h00 e a tarde a partir das 14h00, tendo como parceiros: CREAS, Conselho Tutelar, Secretaria de Educação, diretores e professores das escolas.

Dia: 09 de maio
Participação no Rádio Farol destacando a relevância do tema em pauta e o trabalho nas escolas para discutir e sinalizar o enfrentamento da problemática. Iniciando pela manhã a partir das 8h00, tendo como parceiros: Secretaria Municipal de Assistência Social, CREAS, Conselho Tutelar e Rádio Farol.
 
Dia: 15 de maio           
Trabalho articulado com o Conselho Tutelar para realizar nas escolas particulares do município discussão e enfrentamento da problemática do abuso e exploração sexual. Acontecerá pela manhã e pela tarde, nas escolas particulares do município, tendo como parceiros: CREAS e Conselho Tutelar.

Dia: 16 de maio
Pit Stop de Prevenção -  fazer abordagem e panfletagem de orientação e informação sobre a campanha do dia 18 de maio no combate ao abuso e exploração sexual a crianças e adolescentes. Iniciando pela manhã a partir das 9h00 na Praça em frente ao Hospital e na feira livre, tendo como parceiros: CREAS, CRAS, Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Defesa e dos Direitos das Crianças e Adolescentes – CMDCA.

Dia: 17 de maio
Trabalho articulado com o Conselho Tutelar para realizar nas escolas discussão e enfrentamento da problemática do abuso e exploração sexual com os pais dos alunos. Acontecerá no turno vespertino nas instituições de ensino do município, tendo como parceiros: CREAS e Conselho Tutelar.

Dia: 18 de maio
Caminhada de mobilização e sensibilização pela campanha do Faça Bonito:  Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. Sairá pela Avenida 27 de março, com a participação popular, iniciando as 16h00 , a concentração será em frente à Secretaria Municipal de Assistência Social, na Esquina do Brasil. O encerramento será ao lado da igreja matriz, onde acontecerá as apresentações. Terá como parceiros: Secretaria Municipal de Assistência Social, CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Defesa e Direitos da Criança e Adolescente, instituições de ensino, APAE e Escoteiros.

Dia: 19 de maio
Roda de conversa com profissionais que trabalham com a demanda. Fortalecendo a rede de proteção sobre a questão do abuso e exploração sexual. Acontecerá as 09h00 no Salão do Tribunal do Júri – Comarca de Touros, terá como parceiros: Secretaria Municipal de Assistência Social, CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Defesa e Direitos da Criança e Adolescente, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e a Delegacia de Polícia.
 

Nenhum comentário: