quinta-feira, 18 de maio de 2017

É hoje! Caminhada de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes


A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas e área interna

  A psicóloga Glorimar e a conselheira Alzenir durante palestra nas escolas

Na semana do Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes a Secretaria de Assistência Social de Touros em parceria do CRAS, CREAS, SME, SMS, CMDCA e CONSELHO TUTELAR realizou encontros, palestras e debates alusivos ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, comemorado anualmente esta data, 18 de maio. E hoje, será a caminhada, terá início às 16h00, em frente à sede da secretaria de assistência social, localizada na avenida José Mário de Farias, na Esquina do Brasil.



As comemorações seguem até a próxima sexta-feira, 19, encerrando com roda de conversa com profissionais que trabalham com a demanda. Fortalecendo a rede de proteção sobre a questão do abuso e exploração sexual. Acontecerá as 09h00 no Salão do Tribunal do Júri – Comarca de Touros.

 

A melhor maneira de se enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e saúde, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor.


Penso que como Conselheiro Tutelar, em casos de violação de direitos contra crianças e adolescentes vitimas de abuso e exploração sexual, no exercício de suas funções, o Conselheiro Tutelar, ele deve agir, ele deve abrir a medida de proteção, requisitar os serviços públicos de segurança, assistência social e psicológica, inserir a criança em programa de apoio e orientação, e acima de tudo, realizar o acompanhamento da medida de proteção, só assim ele estará fazendo com que a violação seja sanada, garantindo dentro de suas prerrogativas legais, conforme as atribuições do Conselho Tutelar o cessamento da violação de direitos.

Nenhum comentário: