segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Inauguração da loja Polo Club bombou em São Miguel do Gostoso

Como foi divulgado  que nesta sexta, 28/08, a partir das 10 horas aconteceria na avenida dos Arrecifes, próximo ao Supermercado Vital a inauguração da loja Polo Club, realmente aconteceu e o sucesso surpreendeu a todos, pois a marca pode oferecer um diferencial com qualidade, peças que imprimem em suas coleções conceitos que tenham tudo a ver com o estilo de vida de seus clientes. Só temos à agradecer o sucesso que  Vera Lúcia e Laecio proporcionou a todos, e também agradecer a presença de todos, quem não teve a oportunidade de ir a inauguração faça a sua visita e confira as promoções que estão recheadas de novidades.


ENTREVISTA COM UM OLHAR ANTROPOLÓGICO NA EDUCAÇÃO DE TOUROS EM DIFERENTES ÉPOCAS.

Esta entrevista foi focada nos resultados obtidos através das entrevistas realizadas individualmente por pessoas com idades diferentes, as mesmas com idades de 20, 42 e 69 anos. Vale frisar que os entrevistados responderam questões vivenciadas em suas vidas educacionais.
Apresentação da pesquisa

É importante explicitar que esta entrevista foi embasada na Antropologia da Educação visando os aspectos deducionais de cada época, ao longo do tempo. Sabe-se que é de extrema importância conhecer essas realidades para poder existir uma vasta compreensão das mudanças que ocorreram na educação nestes últimos anos.
Cabe frisar, que os entrevistados apresentaram uma diferença educacional totalmente distinta, demonstrando dificuldades em cada época, como também foi possível observar o que cada um vivenciou no espaço escolar, suas angústias, seus medos, enfim, apesar de alguns terem abandonado a escola, outro concluiu com muito empenho.
Vale frisar, que cada época era diferente, tanto na maneira de ensinar, como também de aprender, o conhecimento se adquiria através de métodos tradicionais, com uma dificuldade gigantesca, condições precárias. Neste contexto, vale frisar que os pais de antigamente queriam ver os filhos trabalhando, o estudo ficava em segundo plano. Nesta ótica, é importante deixar evidenciado que os pais de antigamente achavam que os filhos tinham que crescer logo para se virar na vida, que era considerada dura e cheia de desafios.
Para os pais de hoje, é fundamental que os filhos passem a ter mais responsabilidade e preocupação, para ser responsável e ter que encarar a vida tão difícil, os pais de hoje preferem ver os filhos só estudando, porque trabalhar é assunto para só depois da faculdade.
Nessa perspectiva, fica evidente que mediante as mudanças ocorridas na educação ao longo do tempo as pessoas se apropriaram do conhecimento, mesmo com as dificuldades, o conhecimento era possível, mesmo as limitações, com o passar do tempo foi se adequando a cada realidade.

Antigamente, aprender a ler e a escrever o nome, estudar até a quarta série, deixar de ir a escola porque tinha que trabalhar ou tinham dificuldades de aprender alguns conteúdos, eram situações comuns. A escola antigamente era o lugar daqueles que podiam estudar.
Os pais de antigamente exerciam ao máximo sua autoridade sobre os filhos. Eram autoritários e reprimiam todos os desejos. Pais acovardados e sem autoridade era impensável. Mesmo sabendo que muitos não incentivavam os seus filhos ao estudo.
Conversas sobre a sexualidade antigamente não aconteciam, o professor era apenas um transmissor de conhecimento. Antigamente os pais ricos simplesmente criavam os filhos, o ensino se encarregava de dar uma boa educação aos economicamente privilegiados.
É possível perceber através de relatos que os castigos eram, portanto, uma prática comum, seu uso era legítimo não apenas no universo escolar, mas em todo o processo que envolvia relações humanas, sejam elas entre senhor e escravo, marido e esposa ou pais e filhos, entre outros exemplos, essas práticas não já não eram vistas com tanta naturalidade, pelos menos pelas instâncias de poder, pois não estava de acordo com uma sociedade que se pretendia, civilizada e desenvolvida.
A palmatória, assim como carteiras, livros, quadro de giz e outros objetos, faziam parte da cultura escolar de antigamente. Mesmo após a proibição dos castigos físicos, a palmatória adentrava no século XX como um artefato ainda inserido na cultura material escolar. A palmatória representava um símbolo de poder, de hierarquia, de diferenças geracionais e de instrumento civilizatório.
O emprego da palmatória pode ter diminuído ao longo dos anos, contudo, relatos de seu uso não foram escassos nos encontros que esta busca nos permitiu. pelo menos duas pessoas que ouviram minha conversa afirmaram terem familiares que experimentaram mãos inchadas e doloridas. Uma dessas pessoas foi a senhora Cleide que aos 42 anos de idade, afirmou, ela mesma, ter apanhado de palmatória. “foram seis batidas na minha mão, foi horrível, eu tinha 10 anos! E não adiantava mudar de escola, porque era tudo assim!”
Os pais de hoje se acovardam diante do poder crescente dos filhos. Existem crianças que batem de verdade nos pais e eles não sabem como reagir. Alguns pais de nossa época justificam sua covardia como defesa para o filho não fugir de casa, os pais de hoje temem a explosão emocional e reação de vingança dos filhos; também temem serem mal interpretados pelos especialistas e vizinhos de plantão.
Atualmente, a escola tem compromisso com a formação integral do ser humano, não bastando aprender determinados temas. Com a obrigatoriedade do ensino, as crianças estão na escola, com ou sem dificuldades em aprender.  Atualmente, a criança permanece na escola independente das suas dificuldades pessoais ou de sua família. Ou seja, a escola moderna deve atender a todos, independente de suas características. Então, a escola atual vai atender a diversidade.
Diferentemente da educação do passado, a escola contemporânea precisa articular diversos espaços para garantir a aprendizagem de seus alunos. Além de expandir o potencial criativo de crianças e jovens e criar laços com as famílias, as instituições de ensino do século XXI têm a tarefa de abrir suas portas e estabelecer parcerias e vínculos com as comunidades onde estão inseridas. Ou seja, a criança que entra na escola hoje não pode encontrar a mesma estrutura pedagógica de quando estudaram seus avós.
A educação brasileira, era muito mais precária, hoje apresenta avanços significativos no que diz respeito a fatores como infraestrutura, formação de professores, material didático, inovações tecnológicas, entre outros aspectos que deveriam favorecer a aprendizagem.
O ensino ofertado em nossas escolas públicas não tem conseguido dar conta dos aspectos mais básicos e primordiais da aprendizagem, como aquisição de leitura e escrita, por exemplo.
É comum ouvir de professores queixas do tipo os meninos de hoje não leem, decodificam; os alunos chegam ao final do ensino médio sem compreender o que leem e sem saber fazer uma redação; o aluno não consegue resolver um problema simples de matemática porque nem entende o problema, ou seja, o aluno não está mais aprendendo a ler e a escrever. Está chegando ao final da Educação Básica com deficiência séria nessa área. Sendo assim, todas as outras áreas do conhecimento ficam comprometidas uma vez que ele nem sabe escrever nem compreende o que lê.
Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980.
Portanto vale frisar que não basta, como se pensou nos anos 1950 e 1960, dotar professores de livros e novos materiais pedagógicos. O fato é que a qualidade da educação está fortemente aliada à qualidade da formação dos professores. Outro fato é que o que o professor pensa sobre o ensino determina o que o professor faz quando ensina.
O desenvolvimento dos professores é uma condição para o desenvolvimento da escola. As exigências quanto a conteúdos, cadernos cheios e inúmeras tarefas que pouco contribuem no desenvolvimento das habilidades cognitivas, emocionais, físicas e sociais eram típicos do ensino de antigamente.
O desafio fundamental da escola, para acompanhar as mudanças do mundo, é evoluir para ser mais relevante e conseguir que todos aprendam de forma competente a conhecer, a construir seus projetos de vida e a conviver com os demais. Os processos de organizar o currículo, as metodologias, os tempos e os espaços precisam ser revistos. Isso é complexo, necessário e um pouco assustador, porque não temos modelos prévios bem sucedidos para aprender de forma flexível numa sociedade altamente conectada.
Portanto, ser educador na escola atual é lidar diretamente com as mudanças que ocorreram e ocorrem em sua prática profissional, como consequência das mudanças do ser humano e do mundo, ao mesmo tempo.  O mundo mudou e nossas escolas também.
Abaixo é possível contextualizar a nossa entrevista seguindo os questionamentos feitos com os nossos entrevistados.
1. Com quantos anos você foi para escola?  2. Você estudou até que série? Caso você estude em que série você está? 3. No decorrer de sua vida você se sentiu descriminado por não ter concluído os seus estudos? Comente. 4. Você gostava de estudar? Existiam dificuldades? Comente. 5. Seus pais incentivam ou incentivou em algum momento de sua vida escolar? 6. Como é, ou era o material escolar? E o lanche? 7. Fale um pouco de sua professora, ou professor? 8. Relate de um modo geral o espaço escolar em seus diversos aspectos. 9. O que você mais gostava de fazer na escola? 10. Quais são as dificuldades para se manter estudando?
Embasado nos resultados obtidos nas entrevistas é possível perceber a história educacional de cada participante onde foi questionado com quantos anos cada indivíduo foi para a escola, e nessa ótica se obteve seguintes respostas. Para a sr.ª Zélia, foi para escola com 10 anos, Cleide com 4 anos, e Joel com 5 anos, é possível perceber uma diferença entre cada período.
É notório perceber que a s.ª Zélia estudou através da cartilha do ABC, o conhecido Mobral, para Cleide, por motivos que relataremos mais adiante, estudou até a 4ª série, para Joel concluiu o ensino médio sem nenhuma dificuldade.
Vale salientar que em diferentes épocas é evidente a questão da descriminação em sala de aula. Porém, para os nossos entrevistados apenas Cleide se sentiu descriminada mediante a sua pouco idade, ou seja, ela casou muito cedo, se uniu ao seu esposo com 14 anos, comprometendo seus, então por iniciativa própria deixou a escola.
Sabe-se que as dificuldades há 60 anos eram muitas, como podemos destacar a distância da escola para casa, não existia merenda, estudavam na cartilha do ABC, ao passar do tempo à educação foi se aperfeiçoando, através dos meios mais avançados da educação.
É perceptível que há 10 anos a educação estava engatilhando, porém as dificuldades ainda eram bem visíveis. Na atualidade a educação de uma maneira mais abrangente, ela é mais humanizada e mais fortalecida, mesmo sabendo que ainda é preciso mudanças, mais muito se avançou. Temos merendas, escolas estruturadas, informatizada e muito mais.
Antigamente, praticamente não existia o mínimo para o processo de ensino e aprendizagem, os pais eram em muitos casos, o primeiro a desmotivar os filhos, atualmente já mais visível os pais incentivarem seus filhos para o estudo, ou seja, já impõe para eles irem à escola.
Neste contexto sabe-se que ao longo do tempo o material escolar foi também se introduzido em maior frequência na escola, há 60 anos contava apenas com a cartilha do ABC, o caderno era pequeno, apenas 1 lápis, não existia merenda,  o tempo foi passando e as coisas também foram melhorando, para Cleide já era possível ter acesso a livro, a um caderno maior e etc. Joel contava com livros, um lanche variado, biscoitos, salada de frutas, sopas,danone e etc.
Podemos destacar que a sª Zélia tinha uma professora muito recatada, que se  chamava Terezinha, para Cleide a professora ensinava muito bem, era rígida, tinha palmatória e outros castigos para punir o aluno indisciplinar, para Joel a professora que marcou sua vida foi Lúcia que o ensinou na segunda série.
A escola da época segundo a s.ª Zélia funcionava na Colônia dos pescadores, o espaço era grande, contava com uma mesa grande e tamboretes. Para Cleide era uma casa muito pequena, tinha umas cadeiras e estudava com a cartilha do ABC. Para Joel ainda era um pouco precária a escola, cadeiras, quadro de giz, e ventiladores.
A senhora Zélia gostava muito de brincar, podemos destacar as brincadeiras de roda, de anel e de pega-pega. Para Cleide gostava de ler e de participar de tudo. Para Joel jogar era seu Hobby preferido, e brincava bastante.
Às dificuldades para se manter estudando eram muitas, onde podemos destacar a dificuldade que a sª Zélia tinha para fazer seu nome porém gostava de estudar. Para Cleide mediante ter casado, dela mesmo surgiu a vontade de não mas estudar, abandonando a escola, para Joel houve dificuldade mais concluiu o ensino médio com muito esmero.
Conclui-se, portanto esta entrevista com a sensação de ver cumprido, pois é relevante destacar que ao longo do tempo muita coisa mudou, foi evidenciado por meio das respostas obtidas nos questionamentos feitos a cada entrevistado.
A mudança na educação brasileira foi bastante visível neste trabalho de campo, sabemos que as dificuldades de antigamente no que diz respeito a educação era constante, mas ao passar do tempo isso foi mudando, e muitas conquistas foram alcançadas na educação, principalmente a abolição dos castigos físicos que era uma prática muito comum na educação de antigamente.
Atualmente sabemos que ainda existem dificuldades, porém as facilidades são muitas, só depende de cada querer estudar, pois hoje contamos com boas escolas, boa alimentação, transporte escolar, material didático e muito mais.
Podemos perceber que culturalmente falando muitas coisas na área educacional permanece da mesma maneira, o que podemos perceber é que antigamente o método era mais rígido, com uso de castigos para se alcançar bons resultados, nos dias atuais o método é outro, se usa um método voltado para o construtivismo, onde o aluno tem a total liberdade para questionar, ou seja, dialogar com professor, pois se sabe que antigamente o professor era considerado o dono do saber.

sábado, 29 de agosto de 2015

Direto do túnel do tempo

É importante ressaltar, que antigamente existiu um produto fotográfico denominado monóculo e lembro bem que na minha família era comum encontrar uma dessas ferramentas de uso doméstico, para fins fotográficos, o monóculo também serve para ver ao longe coisas que não conseguimos avistar. Neste sábado foi possível relembrar as minhas origens, em visita a seu Cícero Pimentel na comunidade Sítio São Francisco, foi um momento de diálogo e muita história verídica do passado de seu Cícero.







quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Imagem de um cadáver encontrado no estado do Ceará

Neste dia 24/08 foi encontrado em Beberibe, no estado do Ceará um cadáver em estado irreconhecível, segundo informações obtidas na página do facebook Olho por olho, sem medo da verdade é do adolescente desaparecido de Touros. Segundo Alberto RodriguesHOJE VIMOS ESSAS IMAGENS, O PAI ESTEVE AQUI EM CASA E RECONHECEU O CORPO COMO FILHO DELE, DE TOUROS. Esperamos mais detalhes deste ocorrido. Vale deixar claro que as informações são bastante vagas, nada concreto. Não faz parte da política deste blog postar imagens pesadas como esta, porém fiz uma montagem, pois a mesma é muito forte, se o leitor desejar ver ela completa é só clicar na página do facebook acima.


Mega inauguração

A Polo Club surgiu da vontade de criar e oferecer uma marca de polos com diferencial e qualidade. Todas as peças imprimem em suas coleções conceitos que tenham tudo a ver com o estilo de vida de seus clientes. A marca aperfeiçoa cada vez mais sua gestão para tornar a Polo Club referência do segmento, e para isso conta com os melhores profissionais da área e uma linha completa de polos tradicionais e de qualidade. Nesse contexto Vera Lúcia e Laecio pensando em oferecer produtos de alta qualidade inagura em São Miguel do Gostoso,RN uma franquia da Polo Club. Será nesta sexta, 28/08, a partir das 10 horas, na avenida dos Arrecifes, próximo ao Supermercado Vital.  Faça a sua visita e confira as promoções que estarão recheadas de novidades.
11013518_877930118965466_3692700625312887289_n.jpg

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Caminhada do protesto

Como já foi divulgado neste blog, os alunos ficam sem ir à escola por falta de transporte público, ocasionando atraso nas aulas ministradas pelos professores de escolas estaduais deste município. Na semana passada reuniram-se uma quantidade muito pequena em protesto com mesmo objetivo, principalmente os universitários que também tem sido afetado pela falta dos transportes.
manifestação-de-estudantes-por-falta-de-transporte-touros-rn-foto-dione-nascimento-001.jpg
Estudantes nas ruas, lutam por seus direitos.
Vale destacar que os  estudantes do Tabelião, Isabel Vieira, universitários e professores da rede estadual, foram as ruas de Touros reivindicar o direito ao "Transporte Escolar", que não vem sendo cumprido pela Secretaria de Educação deste Município. Neste terça o número foi bem maior que a semana passada, mais de trezentos estudantes foram as ruas nesta manhã de terça, 25/08, em direção a sede da Prefeitura Municipal para ouvir do representante do Poder Executivo, a solução para o problema que se agravou na rede escolar.
manifestação-de-estudantes-por-falta-de-transporte-touros-rn-foto-dione-nascimento-003.jpg
Estudantes em frete a Prefeitura Municipal de Touros

Fonte: Blog Touros 1501

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Aniversário da promessa não cumprida da ponte do Novo Horizonte

Como tinha sido divulgado que hoje 21/08 seria a comemoração de 1 ano da promessa não cumprida da ponte do Novo Horizonte, realmente foi realizado com uma boa participação da população tourense. Como foi visto, o aniversário contou com o apoio da população do Conjunto Novo Horizonte, sabe-se que a mesma é a mais afetada com o descaso desta ponte. É conveniente ressaltar que neste evento foi possível notar a presença de alguns políticos a favor dessas reivindicações e muitos curiosos das circunvizinhanças da cidade. É importante deixar claro que os protestos são essenciais para a reivindicação de nossos direitos, principalmente de forma ordeira e pacífica, para que os nossos governantes saberem que o povo unido, é um povo forte, nós pagamos impostos para isso. Aos atrelados aos políticos é relevante saber que os organizadores deste protesto estão de parabéns, continuem neste caminho, vamos protestar também em relação a outras temáticas, como a questão do transporte universitário, a entrada da cidade, a saúde etc.







quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Aniversário do blog de João Nelo

Neste dia 21 de Agosto de 2015 o blog de João Nelo completa um ano no ar, eu sempre tive muita vontade de criar um blog, sempre acompanhei o blog "Touros em Foco" de Lenilsom Souza e principalmente o blog "Touros 1501" da minha amiga Dione Nascimento. Antes deste blog, ainda criei alguns outros, como: o blog do João Nelo, o blog Geógrafo João Nelo, o blog da Atj.com/Informática e o blog do Nece, deste, o que seguiu uma linha bem definida foi o blog do Nece, porém saiu do ar, pois sair da coordenação da escola e o mesmo era feito em minha conta de e-mail. Passei um tempo me aprofundando na área e em seguida fiz um curso "como montar um blog", sendo assim percebi que para criar um blog, ou seja, para ser um blogueiro, é necessário seguir uma temática, daí surge o blog de João Nelo voltado para um noticiário educativo, comercial, biográfico e informativo.


Grupo Parafolclórico "Boi de Reis 7 Estrelas" de S. J do Campestre se apresenta em Touros

Nesta quinta 20/08 direto da cidade de São José do Campestre o Grupo Parafolclórico  "Boi de Reis 7 Estrelas" participou de evento em comemoração ao dia do folclore realizado pela Prefeitura Municipal de Touros. Vale salientar que para mim que sou filho desta cidade, foi uma grande honra poder recebê-los nesta cidade, os meus conterrâneos. Participou das apresentações uma das escolas particulares da cidade, onde impressionou a todos com sua criatividade e encanto e também um grupo de senhora com sua irreverência. Os organizadores deste evento estão de parabéns, resgatar nossa cultura é um ato de bravura.



terça-feira, 18 de agosto de 2015

Em Touros! Simetria Suporte Educacional.

Chegou em Touros o Simetria Suporte Educacional, matrículas  abertas, para maiores Informações é só procurar a UniCursos, ao lado do INSS ou procurar Gabriel Moura através do telefone: 84 99485-9695. Sabemos que o mundo atual precisa de pessoas preparadas para o mercado de trabalho, é de suma importância à realização de cursos para aprimoramento dos conhecimentos, e a Simetria tem essa missão.

Panelaço ou panelinha?

Nesta segunda 18/08 nas redes sociais foi possível perceber a organização de um protesto em Touros, como foi colocada no texto que o motivo é a insatisfação dos alunos universitários que dependem do transporte escolar e o mesmo se encontra inadimplente com com os alunos. Os manifestantes prometem em nota que o protesto acontecerá em frente a prefeitura. O blog de João Nelo afirma que o “panelaço aconteceu, infelizmente não foi na proporção que todos nós esperávamos, quando eu me refiro “panelaço ou panelinha? Estou afirmando que o protesto foi abaixo do esperado, pouquíssimas pessoas participaram deste protesto, acredito que as pessoas tem medo de serem retalhadas, ou seja, perseguidas, Touros por ser uma cidade pequena, e isso é muito comum em cidade de interior. 



Aniversário da Ponte do Conjunto Novo Horizonte

Vale ressaltar que depois de denunciado o abandono da ponte que liga o Conjunto Novo Horizonte ao centro de Touros, a prefeitura realizou em Setembro de 2014 uma licitação com o objetivo de reformar e ampliar essa referida ponte. A licitação aconteceu, foi homologada, a placa com as datas de início e finalização da obra foi fixada no local , porém, até o dia de hoje, nada aconteceu, diante do exposto a população do referido bairro realizará um aniversário simbólico nesta sexta 21/08, às 16h00, os convidados cantará os parabéns, acompanhando de bolo e doces em comemoração de 1 ano da promessa da reforma da ponte, toda a sociedade tourense, sinta-se convidada.




domingo, 16 de agosto de 2015

Candidatos aptos a serem eleitos como Conselheiro Tutelar

Conselho Tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estadocomunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado. As eleições aqui em Touros ocorrerão no dia 04 de Outubro de 2015, o dia todo. Se inscreveram 11 pessoas para o Conselho local, aprovando 10 na realização de uma prova, desses 10 que estão aptos a concorrer ao cargo de conselheiro tutelar serão eleitos 5. Provavelmente a eleição será no NET ou no Junqueira. O eleitor poderá votar em 5 conselheiros. Veja abaixo os candidatos.
Algumas dessas fotos não é a oficial de campanha, como a de Miguel Chavier, Fernanda e Paulinho.













Para ser Conselheiro Tutelar, segundo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) a pessoa deve ter mais de 21 anos, residir no município e possuir reconhecida idoneidade moral, mas cada município pode criar outras exigências para a candidatura a Conselheiro, como carteira nacional de habilitação ou nível superior. Há controvérsia sobre isso, havendo entendimento majoritário de que o Município não pode acrescentar critérios aos já estabelecidos pelo legislador federal.

Vídeo da situação da entrada de Touros


sábado, 15 de agosto de 2015

Cartão postal de Touros

Nosso blog tem como objetivo postar os acontecimentos positivos a nível local, nacional e internacional, mas não poderia deixar de registrar a situação da entrada da nossa cidade que pede socorro, ou seja, precisa de uma atenção dos nossos governantes. A insatisfação com essa porta de entrada de Touros é grande, muitas postagens e comentários referente a essa situação. Acidentes já aconteceram e infelizmente muitos outros ainda vai acontecer se nada for feito. Estamos na torcida pela solução deste problema, pois amamos Touros, e os visitantes com certeza retornarão.






Por uma sociedade mais humana

Atualmente vivemos em um mundo tão capitalista, onde o lucro está acima de tudo, as pessoas estão a cada dia pensando apenas em se, totalmente individualistas. Cada indivíduo só pensa no que vai ganhar ao realizar uma determinada coisa, ele não pensa no benefício ou no malefício que vai causar em seu semelhante. Favores! Praticamente não existem nas atividades diárias do ser humano.


Que sociedade é essa? Que ao ver um homem humilde com problemas psicológicos ao tentar pular de uma torre de telefonia, as pessoas fazem torcida, pula, pula, pula...
Que sociedade é essa? Que aplaude a morte de um cidadão viciado em drogas.
Que sociedade é essa? Que torce pela morte do seu semelhante.
Uma sociedade mais humana se constrói com um pouco mais de amor e reflexão sobre a vida.

Animais soltos nas ruas de Touros

É notório a presença constantemente de ovelhas no bairro Esquina do Brasil, sabemos que animais soltos em área urbana pode provocar acidentes, bem como a própria morte desses animais.

Este bairro está em crescente desenvolvimento, o aspecto de zona rural já não é mais perceptível, fica aqui meu apelo para o dono desses animais para tomar as devidas providências em relação a essa problemática.

Homem é assassinado em Santa Luzia

Nesta madrugada de quinta 13/08 aconteceu na comunidade de Santa Luiza um assassinato que impressionou  a população local, um jovem identificado como Luiz Eduardo da Silva de 17 anos, mais conhecido de Guaiubinha, residente por trás da Rua do Campo do CRB, área muito conhecida pelo tráfico de drogas naquela comunidade, várias facadas foram efetuadas na vítima que veio a óbito no local, o crime pode ter sido motivado por um acerto de contas.



Um rapaz humilde que precisava de tratamento, ou seja, de uma única oportunidade para abandonar este vício terrível, uma tristeza, um rapaz tão jovem, o conhecia desde criança, uma vida toda pela frente. Lamenta João Nelo.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Um pescador e uma criança desaparece no mar de Touros

Nesta terça 11/08 saíram por volta de 1h00 da madrugada para pescar o senhor João e o seu sobrinho de apenas 14 anos, o pai pediu para o adolescente que não fosse pescar, pois a Marinha tinha alertado em relação ao tempo e as ondas, o mesmo insistiu e foi pescar, ao sair, pediu a benção dos pais, segundo o pais simbolizando uma despedida.
As outras embarcações ao chegar em terra por volta das 16h00 sentiram a falta dos dois e retornaram para a maré, e para a tristeza dos pescadores encontraram apenas a jangada vazia. Daí começou a peleja em busca de sobreviventes, todos estão aflitos em busca de notícias, a escola, os professores, a família, amigos e a população. O blog de João Nelo está solidário aos familiares.




quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Conselho Tutelar

Conselho Tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado. O primeiro conselho tutelar foi criado pelo ex-prefeito de Maringá no Paraná Ricardo Barros em sua gestão.
Importante esclarecer que a autonomia do Conselheiro funcional não é absoluta. No tocante às decisões, estas devem ser tomadas de forma colegiada por no mínimo três Conselheiros.
No tocante a questões funcionais: fiscalização do cumprimento de horário de trabalho e demais questões administrativas o Conselheiro tem o dever da publicidade ao órgão administrativo ao qual vincula o Conselho Tutelar, assim como é dever e função do CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - fiscalizar a permanência dos pré-requisitos exigidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA - aos Conselheiros Tutelares; Claro em observância a autonomia do Conselho Tutelar que não se sujeita a fiscalização do CMDCA em sentido amplo, pois visto ser um órgão autônomo é regido no aspecto funcional pelo seu próprio estatuto , o qual deve conter os critérios de punição inclusive o critério para perca de mandato de Conselheiro Tutelar.
Carro do Conselho Tutelar de Mato Leitão.JPG
Conhecer os direitos da criança e do adolescente não é pré-requisito para candidatar-se ao cargo de Conselheiro Tutelar. Desconhecê-los porém pode ser motivo para não concorrer a eleição, visto que em muitos municípios Brasileiros, é feito um teste antes da efetiva candidatura para a eleição popular.
Para ser Conselheiro Tutelar, segundo o ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente) a pessoa deve ter mais de 21 anos, residir no município e possuir reconhecida idoneidade moral, mas cada município pode criar outras exigências para a candidatura a Conselheiro, como carteira nacional de habilitação ou nível superior. Há controvérsia sobre isso, havendo entendimento majoritário de que o Município não pode acrescentar critérios aos já estabelecidos pelo legislador federal.
Conforme o art. 133. do ECA, in verbis:
Art. 133 - Para a candidatura a membro do Conselho Tutelar, serão exigidos os seguintes requisitos:
  1. reconhecida idoneidade moral;
  2. idade superior a vinte e um anos;
  3. residir no município.
Não há que se exigir formação superior, porque Conselheiro Tutelar não é técnico e não tem que fazer atendimento técnico, para isto deve requisitar o atendimento necessário. O que o Conselheiro Tutelar precisa é ter bom senso para se fazer presente onde há violação de direitos ou indícios e possibilidades de violação, e agir para cessá-la ou eliminar o risco de que ocorra. Para isto não deve fazer, mas requisitar os meios necessários a que se faça. Conselheiro Tutelar não é policial, não é técnico, não é Juiz, é apenas o zelador dos direitos da criança e do adolescente e deve requisitar ações que os garanta ou representar contra sua inobservância ao Ministério Público e Poder Judiciário para que estes façam os mesmos valer, quando administrativamente não conseguirem tal intento.[carece de fontes]
O exercício efetivo da função de Conselheiro Tutelar constitui serviço público relevante e lhe assegurará prisão especial, em caso de crime comum, até definitivo julgamento.

Atribuições do Conselho Tutelar

  1. Atender crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts.98 e 105, aplicando as medidas previstas no art. 101, I a VII;
  2. Atender e aconselhar pais ou responsáveis, aplicando as medidas previstas no art.129, I a VII;
  3. Promover a execução de suas decisões, podendo para tanto:
    1. Requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança;
    2. Representar junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações;
  4. Encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança e do adolescente;
  5. Encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência;
  6. Providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciária, dentre as previstas no art. 101, de I a VI, para o adolescente autor do ato infracional;
  7. Expedir notificações;
  8. Requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário;
  9. Assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente;
  10. Representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos previstos no art. 220, §3º, inciso II, da Constituição Federal;
  11. Representar ao Ministério Público, para efeito das ações de perda ou suspensão do pátrio poder.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

A indisciplina presente na realidade do cotidiano escolar das escolas tourense.

A indisciplina escolar tem se tornado alvo das discussões entre os educadores das escolas municipais, estaduais e privadas no município de Touros. Podemos destacar a indisciplina como um dos principais problemas presentes  em sala de aula, ocasionando problemas de interação entre o professor e aluno, e visse e versa. E também no processo de ensino aprendizagem. São constantes as reclamações dos professores a respeito desta temática.
Não existe uma receita pronta para a solução deste problema, existem muitas dúvidas em relação a sua origem, prevenção e tratamento.
Conclui-se portanto sugerindo ao  educador destas escolas que padecem com esse comportamento inadequado para a sala, estratégias para lidar com a indisciplina que podem ser desenvolvido de acordo com cada realidade presente em cada cotidiano escolar. 

Escola Pública X Transporte Escolar.

Segundo informações repassadas ao blog de João  Nelo  as escolas públicas da cidade de Touros tem atrasado seus planejamentos  educacionais, bem como as atividades, em decorrência da ausência dos alunos em sala de aula, fruto da falta de pontualidade dos transportes escolares, de acordo com a gestão estão todos em dia, porém na prática é outra realidade, pude comprovar ontem em sala de aula, das turmas de 50 alunos, apenas 12 estavam presentes, os demais faltaram pela falta do transporte. A quem recorrer? O maior prejudicado desta história são os nossos alunos, pois em um mundo tão competitivo, precisamos preparar os nossos alunos com aulas constantes. 

 
Texto: João Nelo